Biografia

excalbur

FORMAÇÃO

CONHEÇA OS INTEGRANTES

 

Lean Van Ranna – Vocais

Eduardo Aurélio da Silva – Bateria, Flauta e Backings Vocals

Marco Aurélio Fernandes de Araújo – Guitarras, Violão, Teclado e Backings Vocals

Maurício Fernandes de Araújo Júnior – Guitarras e Violão

Marcelo Fernandes de Araújo – Contrabaixo e Backing Vocals

 

 

BREVE HISTÓRICO

A Excalibur foi formada no ano de 1999, na cidade de Campos do Jordão (interior paulista) por Eduardo e Marco Aurélio, ambos amantes de heavy metal, música erudita e literatura medieval.
Em sua trajetória a banda sofreu diversas alterações nos cargos de vocalista e tecladista, porém isso não afetou a continuidade das atividades musicais do grupo. Atualmente, a equipe está muito bem constituída e realizando espetáculos musicais pela região.
Seus integrantes têm como objetivo criar músicas de extrema qualidade, unificando o peso do heavy metal ao lirismo da música erudita, os textos retratam situações atuais com uma roupagem medieval, gerando resultados criativos e inovadores.

 

Influências

Judas Priest, Iron Maiden, Helloween, Annihilator, Dream Theater, Angra e Symphony X.
 

REALIZAÇÕES E PREMIAÇÕES

No ano de 2008, a Excalibur organizou o evento “Atitude Rock”, realizado no Espaço Cultural Dr. Além (cinema). O show foi solidário e arrecadou 220 quilos de alimentos que favoreceram a casa de recuperação de dependentes químicos “Desafio Nova Vida”.
Em 2009, o grupo participou do Mapa Cultural Paulista conquistando o título de vencedor na etapa municipal que garantiu a participação na fase regional realizada no Auditório Claudio Santoro. Na ocasião, foram apresentadas três canções no formato acústico: Narciso e Flor de Ilusões acompanhadas por vocal, violão, flauta e percussão e, somente no formato instrumental (violão e flauta), a música Northúmbria.
Já em 2015, a banda fez o show de abertura da renomada banda Hevilan. A apresentação aconteceu na cervejaria Óbvio, na cidade de Pindamonhangaba, e contou com lotação máxima do espaço e excelente aceitação por parte público presente. Ainda neste ano, a ExcalibuR iniciou a gravação do seu EP no estúdio AudioLab em Taubaté, com produção de Niko Teixeira e Luiz Amadeus.
Em 2018, o grupo alcançou uma das suas maiores realizações, o lançamento do seu EP “The end is the beginning”. A arte do CD foi elaborada por João Duarte Design, artista responsável por grandes bandas do cenário metal, como: Angra, Torture Squad, Metal Church, entre outras. O material contou com o registro de 6 músicas e com a participação especial do vocalista Kleber Ramalho (Sagittarion e Perc3ption) nos vocais.
Mais uma conquista, em 2020, a Excalibur é a mais nova agregada ao cast da MS Metal Agency Brasil, agência responsável por diversos artistas renomados, como: Edu Falaschi (Angra), Alírio Netto (Shaman), entre outros. Além disso, a MS Metal Records irá lançar os próximos trabalhos do grupo, que serão distribuídos no país, em seu formato físico, através da Voice Music. Os álbuns, contarão também, com lançamento mundial em todas as plataformas digitais de música. 
Em 2021, lançamos o nosso filme “EXCALIBUR – DOCUMENTÁRIO 22 ANOS – “O COMEÇO É O FIM… UMA JORNADA DEDICADA AO METAL”. O filme contou com a produção da Elemento Comunicação e traz imagens históricas, trechos de shows, entrevistas com fãs e presenças ilustres de grandes músicos do metal nacional, além de histórias, fotos e vídeos de momentos dos fãs com a banda.
Lançamos ainda, o nosso single “SUBLIME PAIN” em todas as plataformas digitais de streaming musicais.  A nova música é de autoria de Marco Araújo (guitarrista), com letra de Eduardo Silva (baterista). O novo som fala sobre as dores da alma que afetam os estados físico e mental de milhares de pessoas que lutam contra a depressão, ansiedade, esquizofrenia, bipolaridade e tantas outras doenças relacionadas. O material foi registrado no AudioLab Extreme Studio pelo produtor Niko Teixeira e contou com a participação especial de duas vocalistas de peso dentro do cenário metal nacional, Cacau Pinheiro (vocal da Made of Stone) e Hanna Paulino (vocal da Vennecy). O material audiovisual foi produzido por Marcelo Silva (MS Motion Graphics), artista responsável por clipes de grandes artistas como Krisiun, Nervosa, entre outras

 

lean 2

LEAN VAN RANNA

VOCAIS


aurelio_excalibur

EDUARDO AURÉLIO DA SILVA

BATERIA E PERCUSSÃO

 

marcelo_excalibur

MARCELO FERNANDES DE ARAÚJO

BAIXO

 

marco_excalibur

MARCO AURÉLIO FERNANDES DE ARAÚJO

GUITARRAS E BACKING VOCAL
mauricio_excalibur

MAURÍCIO FERNANDES DE ARAÚJO JÚNIOR

GUITARRAS